"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Pisada na bola!"

Acabaram as festas e muito provavelmente você ingeriu uma grande quantidade de bebida alcoólica. Isso te deixou mais alegre e com certeza mais bonito (a alegria embeleza, pois irradiamos uma vibração que nos faz mais belos), mais atraente, mais desinibido e mais confiante.

Às vezes acontece o contrário também, pois podemos estar passando por momentos difíceis, como perdas, saudade, distância. Mas o efeito da bebida também pode mudar o seu comportamento.

E essas mudanças de comportamento podem fazer com que a gente não pense muito bem sobre nossas atitudes, levando-nos a atos irresponsáveis e literalmente levando a gente a “dar uma pisada na bola”. E ainda tem o efeito da testosterona, que como costumo brincar com os meus pacientes, faz a gente passar a pensar com a “cabeça de baixo”.

Então vamos lá, é hora de refletirmos e lembrar se passamos por essas mudanças de comportamento e se “pisamos na bola” com atos que podem ter colocado a nossa saúde em risco (algumas vezes a do seu parceiro também), numa relação sexual com pessoas desconhecidas ou pouco conhecidas. Então está na hora de relembrar tudo que já foi abordado nesse blog desde Setembro de 2013, em relação aos atos sexuais desprotegidos.

SEXO ORAL: se não usou preservativo tanto ao fazer como ao receber, esteve exposto a Sífilis, Clamídia, HPV, Herpes, uretrites, prostatites, Hepatite B e se permitiu que ejaculassem na sua boca, esteve exposto ao HIV.

SEXO COM PENETRAÇÃO: se não usou preservativo, também esteve exposto às mesmas doenças só que de forma mais perigosa, principalmente se você foi penetrado sem proteção. 

E preciso te informar que o preservativo não é 100% seguro no caso das lesões que se transmitem por contato, como HPV, Herpes e Sífilis, caso elas se localizem fora da área que é coberta pelo látex.

E agora? A primeira coisa que tenho para te dizer é para ficar calmo e procurar o seu Urologista de confiança, expor os fatos e procurar realizar exames ou até mesmo tomar algum medicamento, que diminua os riscos de você ter contraído algo mais sério. Normalmente solicitamos exames de urina, de esperma e eventualmente de alguma secreção que comece a sair pelo canal urinário. Lesões na pele da região genital também podem logo na avaliação visual, receber um diagnóstico de algum tipo de DST (doença sexualmente transmissível). Mas os sinais e sintomas das doenças podem levar até 21 dias para começar a aparecer.

Os exames de sangue são solicitados também, mas esses precisam ser repetidos por um período de 3 meses pois a sua contaminação, caso tenha ocorrido e eu torço sempre para que isso não aconteça, ainda pode passar despercebida.

E se tem um parceiro, proteja-o usando preservativo nos próximos 90 dias pelo menos, até ter certeza que a sua saúde está em ordem. É complicado isso, né? Mas é o correto e percebo que muitos casais acabam adoecendo juntos, pelo fato de não serem fiéis a essa atitude de proteção ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.