"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cuidado com a Sífilis!

Escolhi essa foto propositalmente, pois a minha experiência mostra que muitos homens desconhecem que a Sífilis pode se manifestar na boca, na língua.
Tenho visto um aumento significativo no diagnóstico de Sífilis. Por esse motivo acho interessante você perder uns minutos, lendo esse post.
Caso você apresente uma lesão, tanto na região do pênis, como da bolsa escrotal, virilha e até mesmo glúteos e perianal, em forma de uma úlcera, que muito se parece com uma espinha, fique alerta. Pode ser Sífilis.
Essa lesão normalmente só é dolorosa, caso você a aperte com os seus dedos e tende a durar por uma semana. Na maioria das vezes causa apenas uma sensibilidade no local, que faz o paciente perceber que ela existe. 
Caso seja decorrente de um contágio por Sífilis, ela vai desaparecer mesmo que você não trate. E a Sífilis vai evoluir para uma forma mais agressiva, a Sífilis Secundária. A fase das lesões corporais, onde a região das mãos é um dos locais aonde as lesões podem se manifestar.
Nesse momento a doença já está numa forma mais agressiva, mas ainda pode ser tratada e normalmente é nesse estágio, que a maioria das pessoas procura por um médico, um dermatologista geralmente. E caso não trate, a doença continua evoluindo e para a forma mais agressiva e muitas vezes, letal: a Sífilis Terciária, de manifestação neurológica.
Então, vejamos se você se encaixa nessas situações e como fazer para se prevenir:
1) Faz sexo oral sem preservativo? Tanto no pênis, como na bolsa escrotal e região do ânus? Está exposto.
2) Recebe sexo oral sem preservativo? Tanto no pênis, como na bolsa escrotal, como no ânus? Está exposto.
3) E o famoso roça-roça sem preservativo? Friccionou o pênis com outro pênis sem preservativo? Friccionou o pênis na região anal sem preservativo? Ou teve o seu ânus friccionado por outro pênis sem preservativo? Esteve exposto.
Agora volte no tempo e lembre-se dos locais que você frequentou a procura por sexo e avalie, se essas situações acima aconteceram. Caso não tenham acontecido, melhor para você. Mas você vai concordar que, embora não tenha participado, viu muitas situações iguais às acima relatadas, certo? 
Está na hora de você repensar a sua exposição? Então lembre-se: uma das formas de transmissão da sífilis é por contato. Ou seja, uma lesão na língua, ou no céu da boca, ou na garganta, ou no pênis, ou na bolsa escrotal, ou na região dos glúteos e também na região anal, te contamina se você encostar essas mesmas suas partes, nela. Proteja-se sempre com preservativos.
Já citei nesse blog, num outro post, que o homem gay faz parte de um grupo que, por se expor a um maior número de parceiros sexuais, está mais sujeito à ser contaminado pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). No caso da Sífilis, o tratamento adequado com penicilina (ou tetraciclina, ou doxaciclino nos casos de alergia à penicilina), cura. Mas e as outras doenças?
Calma, ainda há tempo. Caso você tenha se excedido, procure o seu médico de confiança e faça pelo menos uma vez por ano, os exames de sangue para descartar as DSTs, sendo a Sífilis uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.